sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dica do quotidiano - vidro embaçado

Aprendi ontem no cursinho uma técnica bastante simples para impedir o vidro de embaçar: basta passar detergente na superfície e limpar a seco, com pano ou de preferência papel absorvente. O vidro é um composto iônico de sílica, sódio e potássio, que atrai fortemente a água. O detergente se liga a ele por sua ponta polar e cria uma camada apolar, ou seja, hidrofóbica. Estou pensando em experimentar usar isso nos vidros dos carros aqui, embora seja um processo um pouco demorado limpar todo o detergente excedente sem usar água (a água dissolve o detergente o remove completamente do vidro).

Aparentemente, um dos alunos do psor de química usou esse recurso para escrever mensagens secretas no espelho do banheiro, que só apareciam quando o espelho embaçava. Ah, a criatividade =)!

2 comentários:

Marcio Zamboni disse...

tenho quase certeza que esse aluno do seu professor de química é na verdade uma projeção do próprio professor, que não teve coragem de admitir que se divertiu com essa idéia.

Anônimo disse...

Mas, quando o espelho de um banheiro onde não se toma banho embaça? Que adianta uma mensagem secreta que não será descoberta nunca... e se a intenção é que seja descoberta, seria realmente secreta? Irônico como o segredo tem muito mais sucesso em chamar a atenção...