sábado, 23 de julho de 2011

acha que sexualidade é uma coisa construída/formada, ou é determinada mais hormonalmente/geneticamente/biologicamente?

acho que tem muito dos dois. acho que boa parte dos impulsos mais basais é determinada pelo seu corpo (coisas de criação, como a alimentação, e principalmente uso de remédios hormonais, são importante, bem como a genética), mas a forma de lidar com seus impulsos e desejos é muito cultural. Mas acho que tomar hormônios pode te transformar numa pessoa diferente (que às vezes é o que você está buscando).

acabei de pensar que talvez você estivesse falando de orientação sexual. acho que por quem você se atrai é muito biológico. Mas nossa cultura pode determinar a quais atrações você vai dar mais atenção, levando a repressão de alguns desejos e cultivo de outros.

eu acho.

Ask me anything

Um comentário:

Utak disse...

Eu acredito, mesmo, que tem certos comportamentos que não dá pra dividir. Na verdade, a gente não deveria ficar dividindo o que é genético e o que é psicológico, por basicamente muita coisa se mistura, e facilmente nos perdemos na questão.O âmago da sexualidade esta'exatamente no fato dela estar no MEIO das duas questões: ela diz muito sobre quem somos, sofre influência do ambiente, mas ao mesmo tempo é incontrolável e impulsiva. Ela pode sim ser as duas coisas, tanto biológica quanto comportamental, porque ela se expressa e vive através das nossas vivências, mas utiliza nosso corpo biológico para tal...
NOsso corpo é psiquico, é difícil dizer que não é. Seu braço é você ou faz parte de você? O que é você se não o seu corpo?